Regras
Ténis, o que é?
O ténis é considerado um desporto de origem britânica, disputado em campos. Estas disputas são geralmente realizadas em espaços abertos ou fechadas de superfícies sintéticas, cimento, saibro ou de relva. Esta modalidade baseia-se na jogada de uma pequena bola para lá da rede, chegando ao campo adversário com a ajuda de uma raquete.
O jogo pode ser realizado na participação de dois adversários ou duas duplas de adversários, sendo estas duplas mistas (homens e mulheres) ou não. O campo é dividido em dois meios-campos, colocando uma rede a dividi-los.
O campo é marcado com linhas brancas para indicar as suas dimensões e áreas de serviços. O campo tem 23,8 m de comprimento, divididos em dois lados iguais por uma rede com 0,9 m de altura no centro do campo. Para individuais, o campo mede 8,2 m de largura. Para duplas é 2,8 m a mais da largura, isto é, 11 m ao todo.

A bola
A bola do ténis é oca e constituída por borracha inflada, coberta por um tecido feito de lã e fibras artificiais. Mede entre 6,35 e 6,67 cm de diâmetro e pesa entre 57,7 e 58,5g. Existem duas cores de bolas de ténis, amarela e branca, sendo estas 8 usadas em torneios competitivos.

A raquete
A raquete não é um instrumento único, isto é, existe vários tipos de raquetes variando assim o seu tamanho e forma. Classifica-se mais o tamanho do padrão da mesma, sendo médio, grande e super grande.
. 23 Polegadas – atletas de 8 a 10 anos
. 25/26 Polegadas – atletas de 10 a 12 anos
. 27 Polegadas – para adultos
Em torneios o comprimento máximo de uma raquete é de 81,3 cm e a largura é de 31,8 cm. A cabeça nunca deve exceder mais de 39,4 cm de comprimento e a largura mais de 29,2 cm. A raquete leva na sua constituição um tipo de fio, sendo este de nylon ou outro material sintético.

No inicio as raquetes eram feitas de madeira, mas nos das de hoje esta é feita de materiais tais como alumínio ou grafite, sendo mais leves e mais resistentes do que antigamente.
O local onde se pega a raquete é normalmente coberta por uma fita de couro ou de borracha.
No jogo os jogadores adquirem mais roupas leves optando pela cor branca e as sapatilhas devem ser com sola de borracha e sem relevos, para que não deixem o piso do jogo marcado.
O jogo
Um serviço inicia um jogo de ténis. Este jogador que inicia o jogo é chamado de servidor e o que recebe é o recebedor. Para fazer o serviço, o jogador lança a bola para o ar, sendo esta a única vez que pode pegar na bola com a mão, e 9
bate nela antes que toque no chão atingindo assim a outra metade do campo designada pela área de serviço do adversário.

O jogador que vai fazer o serviço tem de se encontrar atrás da linha base colocando o pé fora do campo até a bola ser validada, isto é, quando tocar no solo adversário, caso o servidor coloque o pé antes do remate se completar, chama-se a isto um "foot fault". No 1º serviço de um jogo o servidor deve iniciar no lado direito do campo, tentando acertar a bola na área adversária desenhando uma diagonal em relação a este, isto é, a bola tem que cair no lado direito do recebedor. São permitidas duas tentativas de serviço, se o 1º serviço bater em qualquer local excepto a área de serviço esta é contabilizada como uma falta. Também pode-se considerar uma falta se a bola for rematada na rede, ou se bater na rede antes de cair no campo, saindo esta de um serviço. Depois de uma falta o servidor deve servir novamente. Se em ambas as tentativas tiver como resultado faltas, o adversário vence o ponto. Se a bola tocar na rede e cair no sítio certo chama-se a isto "let" e um novo serviço poderá ser repetido. Se um serviço não for rebatido pelo adversário então trata-se de um "ace".
Depois do 1º ponto realizado, o próximo serviço é feito do lado esquerdo do campo. A cada ponto somado, o serviço deve ser alternado até terminar o jogo. O jogador que anteriormente recebia, serve no próximo jogo continuando com a alternância de serviço. Nas duplas o serviço alterna-se entre as equipas e também com jogadores.
De seguida, na realização de um serviço bem feito a bola é rebatida pelos jogadores até que algum jogador falhe na devolução. Quando um jogador deixa a bola cair duas vezes na sua área ou bate na rede ou bate fora da área adversária, esta jogada é considerada como mal – sucedida. Caso a bola bata na linha do campo ou mesmo no campo é considerada em jogo, se depois de bater na rede, a bola cair fora do campo do adversário, considera-se fora. Se a batida for mal – sucedida o adversário vence mais um ponto. 10
Pontuação
A pontuação desta modalidade é igual tanto para os jogos individuais ou de duplas.
O jogo é dividido em sets que por sua vez é dividido em games sendo outra vez repartido em pontos, vence o jogo quem fizer 4 pontos desde que não aconteça um empate no terceiro ponto. Um jogo de ténis é designado por termos com 15, 30, 40 e game. Em caso de empate no 4º ponto diz-se "iguais". Na soma de seis games o jogador vence o set se este tiver uma diferença de 2 games, excepto de empate 6 a 6, onde depois é disputado um game – desempate designado por "tiebreak".
Um "tiebreak" é normalmente jogado por 7 pontos mas vence quem fizer uma diferença de pelo menos 2 pontos. Quem vence 2 ou 3 sets ganha o jogo.
A mudança de campo dá-se quando o total da somatório dos games der ímpar.
Gestos
Gesto técnico utilizado do lado direito do jogador e é por norma o gesto mais forte – bater direita.
Ao realizar este gesto, a raquete tem de ser agarrada só com uma mão, a direita, e o movimento tem de ser de baixo para cima tendo a raquete um pouco inclinada para cima, de maneira a bola quando bata, vá para cima. Depois de bater a bola, a raquete tem de acabar batendo atrás das costas, apontando o cotovelo para a frente.
A posição dos pés também é muito importante, por isso neste caso o pé avançar é o esquerdo. O corpo também é outro aspecto a corrigir, por isso, este tem de se encontrar de lado e não para a frente.
A bola neste gesto só pode bater uma vez no chão.
Gesto técnico utilizado do lado esquerdo do jogador e é por norma o gesto menos forte – bater esquerda.
Na realização deste, o jogador deve agarrar o punho da raquete com as duas mãos, colocando a mão direita no fim 11
do punho da raquete e a mão esquerda acima desta. O movimento efectua-se da mesma maneira que o lado direito.
Neste gesto os pés também alteram-se, avançando assim o pé direito. O corpo roda-se para o lado esquerdo.
Neste gesto a bola só pode bater uma única vez no chão.
Gesto técnico realizado próximo da rede com a bola a meia altura e do lado direito do jogador – voley do lado direito.
A posição da raquete deste gesto é diferente das anteriores, pois esta encontra-se acima colocando no meio com as duas mãos nela. O movimento da raquete já não precisa de ir a baixo e finalizar atrás das costas. Só necessita de se deslocar para o lado direito ou esquerdo, conforme a bola se direccione. Como este gesto é para o lado direito só precisa de agarrar a raquete com a mão direita. Neste gesto os pés também se manifestam, isto é voley do lado direito pé avançar é o esquerdo e o corpo vira-se para o lado direito.
O objectivo deste gesto é não deixar cair a bola.
Gesto técnico realizado perto da rede com a bola a meia altura e do lado esquerdo do jogador – voley do lado esquerdo.
A posição da raquete e o movimento desta encontra-se da mesma maneira que a anterior.
O pé que avança é o direito e a rotação do corpo é feita para o lado esquerdo. Como este gesto trata do batimento do lado esquerdo, a posição de agarrar a raquete é com as duas mãos, a direita no fim do punho e a esquerda por cima.
Objectivo deste gesto e não deixar a bola bater na quadra.
Gesto técnico utilizado para iniciar o jogo – serviço.
Este gesto tanto é feito com a mão direita ou esquerda. Caso este seja realizado com a mão direita a bola tem de estar na mão esquerda. Quando o jogador se encontra preparado para efectuar o gesto, lança a bola para o ar e a raquete vem de baixo e ao subir vai atrás das costas flectindo o braço e por fim eleva a raquete ao ar batendo na bola. 12
Depois de bater na bola a raquete vai em direcção ao chão deslocando-se para o lado oposto do serviço, neste caso para o lado esquerdo.
O pé que avança neste caso é o esquerdo porque vai servir com a mão direita, mas se fosse com a mão esquerda o pé à frente era o direito. O corpo roda para o lado conforme a mão que vai utilizar para o serviço.